clique aqui e assine

Como configurar o tema Wolf WP

Se você é um entusiasta do WordPress assim como eu, certamente já escutou falar sobre os mais diversos temas disponíveis para personalização de sites e blogs. Hoje vou te ensinar absolutamente tudo que você precisa pra configurar o tema Wolf WP.

Baixando o tema Wolf WP

A primeira coisa que você precisa fazer é, obviamente, adquirir o tema Wolf WP. Aqui no blog eu já divulguei um desconto de 5% OFF que você pode aproveitar no botão abaixo:

O tema possui planos que atendem necessidades diversas. Se você quiser comprar para o seu blog, é só escolher o plano bronze. Se for um afiliado com vários projetos, então o plano prata já é uma excelente opção. Já o plano ouro é o mais indicado para agências ou empreendedores de larga escala.

Assim que você concluir o pagamento e ele for devidamente identificado pela Hotmart, então você receberá um e-mail com os dados de acesso ao painel administrativo do tema.

Lá você vai encontrar a sua chave de ativação e também o arquivo para download.

Caso não tenha recebido o acesso ao painel, este é o link:

https://www.painel.wolfwp.com.br/admin/

Instalação do Wolf WP

Agora que você já baixou o o tema e copiou a sua chave de ativação, chegou a hora de fazer a instalação em seu site.

Desconsidere o fato de que eu já tenho o tema instalado aqui no meu blog. Então, tudo o que você tem que fazer ir na barra lateral esquerda do seu painel administrativo do WordPress e navegar até o menu aparência > temas.

Depois, clique em adicionar novo e envie o arquivo zipado que você baixou para o seu computador.

Clique no botão instalar agora e aguarde que seja concluída.


Notificações Push: Aprenda a Instalar em Apenas 3 Passos


Ativação e configuração do tema

A ativação é a primeira coisa que você tem que fazer depois de ter concluído a instalação do Wolf WP.

Na barra lateral esquerda, note que irá aparecer uma nova opção chamada opções do tema. Lá dentro, basta navegar até o submenu da licença e inserir a sua chave de ativação (aquela que você pegou lá no painel do Wolf WP).

O seu tema estará ativado e você estará pronto para começar a brincadeira.

Mais pro final do artigo voltarei aqui na parte de opções do tema, mas por enquanto vamos personalizar o seu blog.

Personalização geral do tema

As grandes vantagens de um bom tema de WordPress como o Wolf WP são justamente a boa estruturação dos códigos, facilidade de configuração e opções diversas de customização.

Vamos navegar até aparência > personalizar. É nesse local que iremos fazer praticamente 90% das configurações necessárias para deixar o blog com boa aparência.

No momento em que escrevo esse artigo, temos:

  • Geral
  • Tipografia
  • Cabeçalho
  • Capturas de e-mail
  • Sidebar
  • Blog
  • Páginas
  • Rodapé
  • GDPR

Vamos explicar cada um deles agora!

Geral

Nessa parte você tem opções de layout, cores, background e botões. Começamento pelo layout, é importante dizer que a versão 1.0 do Wolf WP deixará o seu blog exatamente com a estrutura de posts do meu: artigos em linha.

Seus posts irão aparecer um abaixo do outro. Confesso que curto muito essa aparência. Já utilizei posts em caixa, um ao lado do outro, e não gostei. Afinal, eu quero que o meu blog fique com cara de blog, não de magazine. Isso, claro, é uma particularidade minha e você pode ficar livre para experimentar a versão 2.0.

Logo abaixo você pode configurar as cores primária, segundária, texto e links. Não tem muito o que falar, então vou deixar uma print de como eu deixei o meu.

Abaixo da opção de cores, você tem a customização do background, onde poderá colocar uma cor ou uma imagem. Por fim, na última opção temos o arredondamento dos botões, onde o meu eu sempre deixo por padrão em 50%.

Tipografia

Falando sério, eu amo a tipografia padrão do tema Wolf WP. A fonte padrão é a Poppins, inclusive é a que você está lendo agora mesmo.

Na área de tipografia das customizações do Wolf WP você tem a opção de alterar tamanhos de textos e títulos, bem como o modelo da fonte também.

Eu não recomendo que você faça isso, pois novas fontes podem causar um carregamento mais demorado no site (lembro de ter lido isso em algum lugar). Mas, se você quiser fazer, os ajustes estão ali pra isso.

Cabeçalho

Os ajustes de cabeçalho são muito importantes e vão dar aquela “cara” no seu site, deixando do jeito que você quer.

Ali você tem duas opções: aviso de topo e menu.

No aviso de topo você consegue alterar as cores de background, texto e botão da barra superior de aviso do blog. Olha só a minha:

Eu usei uma cor azul e uma letra branca na barra. Já no botão, pra dar aquele contraste legal, eu optei por inverter as cores. Achei que ficou bem legal dessa forma! O que achou?

Ali você consegue deixar a barra de aviso de topo da forma que você deseja.

No menu é a mesma coisa. Você consegue configurar as cores do menu, do background, do texto do menu quando o mouse passa sobre ele (o que chamamos de hover) e também a cor do submenu.

Ali dá pra você tirar um tempo pra brincar e deixar do seu jeito.

Vale a pena dizer que tanto para a barra de aviso de topo quanto para o menu, você pode optar por uma cor secundária que cria um degradê bonito quando combinada com a primeira.

Eu já testei essa funcionalidade por aqui e achei bem bacana.

Captura de e-mail

Seguindo para a próxima opção, temos as customizações de captura de e-mail.

Aqui você tem cores de background primário e secundário, cores de texto primário e secundário, cor de ícone e botão (fundo e texto).

Não existe uma configuração ideal, exata. Você precisa fazer testes, ver quais cores ficam mais harmoniosas e te agradam mais. Aqui no meu blog eu combinei um tom de cinza escuro com botão vermelho e ficou bem legal.

Sidebar

E finalmente chegamos na sidebar, onde temos várias configurações interessantes pra fazer.

Aqui, além de mexer com cores você também tem opção de alterar a posição, alterar os widgets e também ocultar em determinadas áreas do site.

Nas opções de cores você pode escolher para o background e pro título. Já na posição você pode optar por alinhar a barra lateral à esquerda ou direita.

Na área de widgets você tem duas opções: a padrão e a 3D. Eu, particularmente, não gostei muito da 3D e deixei os widgets do meu site com a aparência padrão.

Na última opção do menu de sidebar nós temos como ocultar onde a nossa barra lateral vai aparecer no site. Eu, por exemplo, ocultei para todas as páginas do meu blog, pois não gosto da ideia de uma página de contato ou de política de privacidade com uma barra lateral aparecendo.

Você também pode ocultar para posts, página inicial, dispositivos móveis ou até mesmo para todo o site, se assim desejar.

Blog

A área de configuração de blog é show demais. Nela nós podemos definir o layout, posts e também compartilhamento em redes sociais.

Começando pelo layout, você pode optar por deixar seus posts organizados em linhas ou galeria com colunas. Dá pra escolher entre duas, três ou quatro colunas.

Como eu falei há pouco, eu prefiro meus posts em linhas. Acho mais elegante pro visual de um blog. É assim que este blog está configurado!

Você pode fazer testes pra ver qual configuração vai deixar o seu site mais atraente, mas lembre-se: pro teste ser efetivo, é necessário que você tenha vários posts já publicados pra você comparar o visual entre uma opção e outra.

Na parte de posts você basicamente pode ocultar diversos elementos que aparecem por padrão quando você publica algum artigo.

Você consegue ocultar categoria, autor, data, comentários e muito mais. Vale a pena experimentar as opções e ver o que mais te agrada.

Aqui, eu só optei por ocultar a imagem destacada. Como eu sempre faço imagens destacadas para meus artigos no formato 300×300, não acho legal essa imagem quadrada ficar aparecendo logo no topo dos meus posts. Por isso optei por tirar!

No compartilhamento de redes sociais eu aconselho deixar tudo marcado. Foi o que eu fiz aqui! Assim, você terá ícones flutuantes na lateral da sua página e também dentro dos seus artigos. Caso você tenha optado por deixar as imagens destacadas aparecendo nos seus artigos, então você terá também ícones de compartilhamento social logo abaixo delas.

Páginas

Eu não sei se você reparou, mas a coisa aqui é meio lógica: as opções de configuração mantem uma linha de raciocínio, o que facilita bastante o entendimento de tudo que vem pela frente.

Nas customizações de página não seria diferente. Aqui nós temos opções para ocultar itens, customizar cabeçalho e box de informação.

Dá pra ocultar tanto o título da página quanto o texto informativo do título, deixando o visual mais limpo. Aqui no blog Leonardo Amoyr, ambas as opções ficaram desmarcadas.

Já na parte de configuração do cabeçalho, você consegue escolher SOMENTE PARA O LAYOUT 2.0 DO WOLF WP uma cor de texto, uma imagem de background e também uma cor de overlay (sobreposição).

Eu fiz questão de deixar em letra maiúscula e em negrito, pois é dúvida de muita gente. Então, preste bastante atenção aqui: se você estiver usando, assim como eu, a versão 1.0 do Wolf WP, essas configurações não vão se aplicar no visual do seu tema, combinado?

No meu caso, como eu uso a versão 1.0 isso não faz diferença.

O box de informação oferece apenas opções de alteração de cor de texto e background do crachá da página. Eu me lembro de ter configurado isso somente uma vez, assim que comprei o tema. O meu acabei seguindo o padrão de cores da captura de e-mail (preto e vermelho).

Rodapé

No rodapé é possível configurar cores e background, widgets e copyright.

Nas cores e background você escolhe as cores do background do rodapé, texto, título e link hover (cor dos links ao passar o mouse por cima). Segue o mesmo raciocínio que você já aprendeu nessa altura do campeonato.

Uma dica legal é nunca usar cores “duras”, como preto total (#000000). Um cinza escuro dá um charme a mais no visual e não fica parecendo aquelas cores super artificiais.

Você pode centralizar os widgets no início, no centro, no fim, entre e ao redor. No meu blog, o que melhor se adaptou foi o alinhamento ao centro. Gostei demais disso. Ficou lindo!

Por fim, no copyright você ajusta os textos e o ícone que aparece lá no final do seu blog.

Pra trocar o ícone, você tem que acessar o site https://fontawesome.com/v4.7.0/icons/ e pegar o código do ícone que deseja colocar ali. No meu caso, pra fazer esse coração rosa aí eu usei o ícone de código fa-heart-o. Lá nesse site você tem acesso a todos os códigos de centenas de ícones disponíveis. Dá pra colocar um efeito nesse ícone também (o meu fica pulsando, você viu?).

Ao final, dá pra você inserir o link do texto da direita, onde eu considero como local ideal pra por seu link de afiliado do tema ali (isso se você for um afiliado do tema Wolf WP).

Dá pra customizar o rodapé e deixar ele bem legal mesmo!

GDPR (ou RGPD)

Finalizando as customizações do Wolf WP, agora temos como escolher também o background e a cor do texto de aviso de notificação de cookies do site.

Se você não sabe o que é GDPR (ou RGPD como outros chamam), clica aqui pra entender melhor.

Conclusão

Como você acabou de ver, o tema Wolf WP é um tema incrível, cheio de possibilidades. Existem muitas outras funcionalidades que eu mostrei nessa aula incrível que gravei pro meu canal no YouTube. Não deixe de assistir!

Quando eu gravei essa aula eu estava utilizando a versão 2.0 do tema, que possui os recursos mais avançados.

Pega aí o seu café e vem ver! Espero ter te ajudado. Se tiver dúvidas, deixe seu comentário pra mim.

Forte abraço!

Sobre o Autor

Leonardo Amoyr
Leonardo Amoyr

Empreendedor Digital especializado na criação de negócios digitais de alta rentabilidade. Saiba como ganhar dinheiro com Marketing Digital, trabalhando em casa!