Marketing Digital Curso

Talvez a primeira coisa que você esteja pensando ao chegar aqui é: por que o título desse post é “Marketing Digital Curso” e não “Curso de Marketing Digital”?

Seja bem-vindo(a) ao meu blog, caso essa seja sua primeira visita. Sim, o título foi intencional e também a razão que te fez chegar até aqui.

Planilha com palavras-chave sobre Marketing Digital.

Eu não quero que essa leitura seja chata ou te faça sentir sono. Muito pelo contrário! Minha intenção é fazer você sair aqui desse post com conhecimento prático que vejo poucas pessoas falarem a respeito.

O que é Marketing Digital?

Segundo Kotler, Marketing Digital ou Marketing 4.0 é a atualização do Marketing que compreende a realidade do consumidor conectado, que é aquele que leva em consideração, na sua decisão de compra, informações disponíveis na internet sobre empresas e produtos.

Um livro que achei surpreendente e me apresentou o conceito acima foi o Marketing 4.0: Do tradicional ao digital (clique aqui para conhecer).

Com minhas palavras, Marketing Digital é o Marketing tradicional aplicado aos canais digitais: redes sociais, lojas virtuais, etc. A base é praticamente a mesma, só que visto sob a ótica dos meios digitais.

Mas eu não vim aqui pra falar pra você sobre teoria e coisa chata que dá sono, como eu falei. Estou pra falar da parte prática e que melhor funciona pra mim no momento em que escrevo este artigo.

Curso de Marketing Digital

Logo no início do artigo eu chamei a sua atenção fazendo a seguinte pergunta: por que usei o termo “Marketing Digital Curso” e não “Curso de Marketing Digital”?

Essa é uma das estratégias que mais gosto de utilizar em qualquer canal onde eu crio conteúdo e eu vou te explicar no tópico seguinte. Mas antes de chegar lá, deixa eu te explicar o que eu faço pra ganhar dinheiro na internet com Marketing Digital.

O que eu faço?

O meu trabalho como empreendedor digital consiste em criar conteúdo para a internet.

Em 2017 quando eu peguei o meu segundo diploma de engenheiro eu me vi desempregado e me senti completamente “sem valor”. Estudar por anos a fio e no final das contas não conseguir trabalho é muito impactante – pelo menos foi pra mim.

Foi quando decidi que queria ser autônomo de viver de internet. Logo em Fevereiro eu comecei a minha procura por um curso de Marketing Digital e sobre formas de ganhar dinheiro trabalhando de casa.

Poucos meses depois eu me inscrevi em um curso chamado Fórmula Negócio Online e percebi que a chave de tudo era produzir conteúdo. Mas pra que produzir conteúdo? Qual objetivo disso e como seria possível ganhar dinheiro com isso? Observe a imagem abaixo:

Fonte: Rock Content

O objetivo principal por trás da produção de conteúdo é transformar um visitante (você) em um Lead, fazendo com que você fique cada vez mais interessado em meu trabalho até que, por fim, você se torne um comprador de algum produto que eu ofereço.

Eu tenho que ser muito claro com você: o objetivo que me levou a trabalhar pela internet foi ganhar dinheiro, é óbvio.

E pra ganhar dinheiro você precisa vender alguma coisa. Só que pra vender alguma coisa você precisa atrair e encantar pessoas. Isso é feito através da produção de conteúdo (como eu disse, a chave-mestra do Marketing Digital).

Resumindo essa história toda: de 2017 pra cá eu venho produzindo conteúdo para meu canal do YouTube e também para esse blog que você está lendo (meu foco principal está no canal do YouTube).

Explicando o título deste artigo

Como você pode ver lá em cima, na primeira imagem do post são mostrados diversos termos de pesquisa relacionados ao Marketing Digital.

Eu fiz essa pesquisa usando o Google Trends e isso foi intencional. Aqueles números na segunda coluna indicam a intensidade de buscas por seus respectivos termos de busca.

Imagine uma intensidade de 0 até 100. 0 significa que o termo de busca é pouco buscado e 100 indica que está no pico de buscas. Um valor intermediário de 50 significa que as buscas seguem a metade da intensidade do pico.

Eu sabia desde o início que se eu usasse essa palavra-chave (termo de busca = palavra-chave), a probabilidade do meu artigo aparecer nos primeiros resultados seria maior. Afinal de contas, tem muito mais gente procurando por “Marketing Digital Curso” que por “Curso de Marketing Digital”.

Esse é um dos principais aspectos do tráfego orgânico. Eu escrevi um artigo falando sobre como eu faço pra aparecer nos primeiros resultados de busca do YouTube utilizando essa estratégia.

Quando eu acesso o Google Trends, eu já sei exatamente o que estou buscando: os termos mais procurados dentro do meu nicho de trabalho.

Pense assim: você tem que produzir conteúdo que as pessoas estão procurando, e você pode fazer isso:

  • Criando reviews sobre produtos ou serviços
  • Criar vídeos ou artigos de blog tirando dúvidas
  • Criando tutoriais sobre ferramentas
  • Fazendo unboxing de novos produtos

São muitas as possibilidades e dá pra explicar cada uma delas de acordo com a sua área de trabalho.

Marketing orgânico ou Marketing pago

No mundo do Marketing Digital você aprende existem basicamente duas formas de se trabalhar: a forma gratuita e a forma paga.

Na primeira opção você investe o seu tempo e a sua força de trabalho. Em meu canal do YouTube, por exemplo, eu não pago qualquer tipo de anúncio pra aparecer. Logo o meu trabalho exige consistência e paciência, pois eu sei que os resultados são de longo prazo.

Já na segunda opção, se eu quiser ganhar velocidade e economizar tempo eu posso colocar dinheiro no negócio. O poder do Marketing Pago é incrível e eu acabei gravando um vídeo falando um pouco sobre isso.

Em 2014, o Instagram e o Facebook alteraram seus algoritmos fazendo com que o alcance das postagens orgânicas caíssem significativamente.

Isso quer dizer que se você tem 5000 seguidores e publica no feed do Instagram, sua postagem será entregue para menos de 30% dessa audiência.

Isso ocorre porque a forma como essas redes sociais ganham dinheiro é através de anúncios pagos. Se você quiser que sua publicação tenha um alcance maior, então precisa pagar para as plataformas fazerem isso.

Marketing Digital: curso que eu recomendo

Primeiramente, seja pontual em seus objetivos. Se você nem tem um objetivo ainda, considere parar agora para pensar sobre isso. Recomendo fortemente que você reflita sobre essas questões:

  • O que você quer da internet?
  • Quanto você quer ganhar trabalhando de casa?
  • Qual canal de comunicação você deseja trabalhar?

Essas perguntas são importantes pra deixar sua rotina mais organizada. Nem pense em querer fazer tudo, por favor. Isso não dá certo!

Eu já tentei fazer de tudo e não funciona! Houve uma época em que eu tinha 4 blogs, 2 canais do YouTube, fazia anúncios, fazia pesquisa de palavras-chave para ranqueamento orgânico, etc. Era tanta coisa que eu tentava fazer tudo e acabava não fazendo nada.

Lembro quando estava conversando com meu professor sobre minha rotina sem foco e desorganizada. Foi esse livro que ele me recomendou e mudou meu modo de ver as coisas:

O melhor treinamento

O melhor treinamento para quem quer trabalhar com marketing digital e ganhar dinheiro online é o Fórmula Negócio Online. Eu falo isso não apenas porque eu divulgo o treinamento como afiliado para viver da internet. Mas porque foi graças a esse treinamento que eu pude chegar onde estou hoje (e sou eternamente grato ao professor Alex por isso).

Eu também gravei um vídeo falando sobre o FNO lá eu mostro tudo que você precisa saber antes de investir seu dinheiro em qualquer curso de Marketing Digital.

Tags: |

Sobre o Autor

Leonardo Amoyr
Leonardo Amoyr

Empreendedor Digital especializado na criação de negócios digitais de alta rentabilidade. Saiba como ganhar dinheiro com Marketing Digital, trabalhando em casa!

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.